Como Plantar?

INSTRUÇÕES DE PLANTIO DETALHADA

Siga estes passos para a germinação adequada da semente:

1. Colocar as sementes para germinar diretamente e recipiente individual contendo substrato orgânico-arenoso e manter em ambiente semi-sombreado.

2. A germinação geralmente ocorre de 10 a 45 dias,variando de acordo com cada espécie.

Siga estes passos para inserção da muda no solo:

1. LOCAL – Escolha um local adequado para a planta.

2. COVA – Faça-a com 60 centímetros de diâmetro e igual profundidade.

3. PREPARO DA TERRA – Misture a terra que retirou ao composto orgânico (duas partes de terra, para uma de composto). Reserve

4. PREPARO DA MUDA – Rasgue o saquinho onde está a muda (caso contrário, a raiz não se desenvolverá), retirando a muda com o torrão de terra, sem quebrar o torrão. Dica: em vez de fazer um único corte no saquinho, para retirá-lo, faça vários, facilitando tirar o torrão sem quebrar.

5. PREPARO DA COVA – Coloque metade da mistura de terra e composto de volta na cova.

6. PLANTIO – agora, é só introduzir a muda com o torrão na cova e preencher o resto do buraco com a mesma mistura.

7. ACABAMENTO – Para finalizar, pressione um pouco o chão do local plantado para deixar a muda firme. Dica importante: no local da cova, o terreno deve ficar uns dois centímetros abaixo do nível do solo. Isso facilita regas. A primeira rega, já poderá ocorrer logo após o plantio.

8. CUIDADOS FINAIS – Uma boa idéia é cobrir o solo com folhas secas, o que ajudará a manter a umidade da terra. Especialmente se o plantio for em área urbana – numa calçada, praça ou jardim – também vale à pena colocar uma grade de proteção em torno da árvore, para que ninguém quebre a plantinha, desavisadamente.

9. TUTOR: Para que a muda cresça reta, vale à pena amarrá-la a um tutor. Pode até ser um cabo de vassoura, fixado verticalmente no chão, logo ao lado da muda. Mas preste atenção à maneira de amarrar: O barbante deve formar um 8 deitado, com um dos círculos do 8 em torno do tronco da muda e outro, no tutor. Assim, proporciona-se firmeza e ao mesmo tempo um pouco de folga em torno do tronco da futura árvore. Nunca deixe que o barbante estrangule o tronco, quando a planta crescer.

10. DICA PARA REGAR – quando não chove, deve se regar de uma a duas vezes ao dia, no início da manhã ou fim de tarde. No inverno, rega-se só uma vez ao dia.

Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/Arvores/plantar_arvores.htm